≡  
04
nov
2016

Um dos cursos que eu pretendo fazer em breve é o de Consultoria de Estilo. Ao longo da mudança da minha relação com o consumo, que você tem acompanhado pelo blog, eu percebi que greve nenhuma de compras vai ser mais poderosa do que o autoconhecimento. O projeto Seis Meses sem Compras me fez perceber o quanto de roupas a gente compra pra uma vida que não é a nossa. Isso explica o armário abarrotado e a sensação contínua de “nada pra vestir”.

Dos cursos que eu já vi no mercado, o da Oficina de Estilo foi o que mais me encantou até o momento. Cris Zanetti e Fê Resende são consultoras de estilo pessoal e fundaram em 2003 uma empresa de consultoria que tem como foco maior a autoestima. Essa empresa hoje é formada pelo blog, o livro, o trabalho de consultoria e o curso que forma novas consultoras.

trinta-e-poucos-vista-quem-voce-e-oficina-de-estilo

Toda essa introdução pra te dar uma noção do tamanho da minha expectativa ao comprar o livro Vista Quem Você É (Casa da Palavra; 2013; 175p), escrito pela dupla. Encarei como um pré-curso, uma imersão pra ver se eu realmente curtiria a abordagem da Oficina de Estilo.

A nossa vida não tem regras, as coisas estão em constante mudança. Nós estamos mudando internamente a cada instante. Nossos interesses e estilos de vida seguem esse movimento. As regras são criadas pela humanidade pra simplificar, mas será que elas são realmente úteis quando o assunto é moda? Será que elas realmente nos ajudam a expressar o nosso interior, tão complexo e mutante? Como expressar a nossa singularidade através das roupas que vestimos?

Pra começar, a Cris e a Fê te pedem pra escrever os seus interesses. Qual mensagem você deseja transmitir através das suas roupas? A melhor pergunta de todas: qual é o seu estilo de vida? Como você se sente bem? A ideia é te mostrar qual deverá ser a sua linha de pensamento ao adquirir mais peças, para passar a investir em roupas que estejam alinhadas com quem você é, o que você gosta e a sua rotina.

Entre páginas e mais páginas de questionamentos muito bacanas, você vai entender mais sobre tecidos: tipos, diferença entre naturais e sintéticos, vantagens e desvantagens de cada um. Você também vai aprender vários conceitos bacanas de styling, que te ajudarão a valorizar pontos fortes e disfarçar aqueles que a gente não ama tanto assim.

Pra pessoas que amam organização e moda, esse livro é o céu. Ao longo das suas páginas, você vai ganhando base para desapegos e planejamento de um armário funcional e recheado de coisas que você ame .

Recomendo esse livro para – pessoas que buscam construir um armário mais coerente com a vida que levam; pessoas que buscam uma mudança de estilo, mas não tem grana pra bancar uma consultora; pessoas que estão pensando em fazer um curso de consultoria, mas gostariam de se aprofundar mais no assunto antes; pessoas que precisam de uma injeção de autoestima pelo armário.

Achei o livro um tratado pela autoestima. Menos regras, mais amor-próprio. Vista Quem Você É te conduz para uma viagem de autoconhecimento e planejamento de um guarda-roupa que traduza o seu estilo. O objetivo do livro é que você chegue a um resultado singular.

Nota – 10 – as autoras arrasam ao reunir num livro nada cansativo todos os tópicos relevantes pra construção de um armário funcional e coerente.

Vai para – a estante. Esse é daqueles pra ser revisitado o tempo todo, já que a construção do armário é um processo. A cada leitura, um insight novo.

Comentários: 2

  • Já fiz vários cursos ligados a moda e eu adoro sempre me atualizar. Apesar de ter alguma base, queria muito fazer um de consultoria tb.
    E esse parece super bacana, pena que é só ai no Rio. Um que tb estou de olho é no AG Branding da Alê Garattoni.

    Quanto ao livro já adorei só pela sua descrição...

    Bjokas
    Pri

    Responder
    • Ka Alvera comentou em

      Amo qualquer leitura e curso também, Pri!! Fiz o workshop de Branding da Alê Garattoni e curti. Dá uma lida nesse livro e depois me conta o que achou, ok?
      Beijão!

      Responder

Instagram