≡  
15
set
2016

Alerta de programão no Rio de Janeiro!! A exposição Diálogo no Escuro, que estará em cartaz no Museu Histórico Nacional até o dia 30 de outubro, já rodou 140 cidades, em 40 países, ao longo de 25 anos. A proposta é levar o público para um passeio cego, que dura entre 45 e 60 minutos. Durante esse tempo, os visitantes explorarão ambientes diversos utilizando apenas três sentidos: a audição, o tato e o olfato.

trinta-e-poucos-dialogos-no-escuro

Já na entrada, você ganha uma bengala e aprende a usá-la. O primeiro e pior desafio é um corredor sem nenhum elemento, silencioso. Confesso que pensei em desistir nesse ponto, deu uma sensação absurda de claustrofobia. Ah, é nesse ponto que fomos apresentados ao nosso guia, que é deficiente visual. Manu contou que perdeu a visão num acidente de carro nos anos 80. Ele nos orientou em como usar as mãos que não estavam com a bengala e que tipo de sensações deveríamos buscar em cada ambiente.

Bom, aqui não é lugar de spoiler, não vou dar detalhes do que te espera por lá. A intenção da exposição Diálogo no Escuro é promover uma imersão no universo das pessoas deficientes visuais e, através dessa experiência, promover a empatia por elas. Foi transformador perceber o quão ricos são os nossos outros sentidos. Nosso mundo atual é totalmente baseado na imagem, passar esse tempo explorando sensações maravilhosas, que costumamos ignorar no dia a dia, foi sensacional.

Cada tour tem um máximo de 8 pessoas e eles saem a cada 15 minutos. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada) e também dá direito a visitar o acervo do Museu Histórico Nacional. Reserve um tempo para passear pelo museu, vale super a pena.

  trinta-e-poucos-dialogos-no-escuro-informacoes

trinta-e-poucos-museu-historico-nacional-dialogos-no-escuro

trinta-e-poucos-museu-historico-nacional-dialogos-no-escuro-2

Para mais informações, acesse:

http://www.dialogonoescurorio.com.br/

 

Comentários: 3

  • Denise D. comentou em

    Oi Karla,
    Ainda não vi esta exposição, mas o museu certamente merece uma visita com calma. Sem falar na arquitetura dele, que é linda demais.
    bjs

    Responder
    • Ka Alvera comentou em

      Oi, Denise!! Tudo bem? É bom ir com tempo, o museu é lindo, tem várias atrações. Dá uma olhada no post de hoje, que fala do bistrô que fica no museu. Vá na exposição e depois me conta o que achou. Beijos e obrigada pelo comentário

      Responder

Instagram