≡  
14
mar
2016

A última semana foi uma loucura, não consegui postar o tradicional diário do meu projeto #seismesessemcompras. Estou chegando na metade do terceiro mês e sem sombra de dúvida a última quinzena foi a mais difícil, passei por todos os tipos de testes.

- Os testes de fogo

Eu sabia que a minha vida ficaria muito mais complicada com a volta das parcerias da C&A. Amo os lançamentos, experimentar as peças, olhar cada etiqueta, garimpar. Pela primeira vez em dois anos eu estive em um lançamento sem poder comprar nada. Confesso que tive medo de derrapar, a coleção estava muito mais bonita pessoalmente do que nas fotos (Clique em Ateen para C&A para ver o post com a minha análise completa da coleção). Pra complicar um pouco mais, precisei ir até a loja duas vezes pra fazer o post. A primeira foi no pré-lançamento da loja do Leblon. A confusão foi tão grande que eu não consegui experimentar todas as peças que eu queria. Com isso, tive ir até a loja de Ipanema no dia do lançamento. Aí, tive todo tempo do mundo, foram mais de duas horas na cabine. E saí orgulhosa, resisti bravamente.

Na semana passada, passei dois dias em São Paulo. Qualquer viagem é sempre um incentivo extra pra compras. Nessa viagem, eu voltei na minha loja do coração, a Longchamp, pra fazer dois posts pro blog. Vi tantas bolsas maravlhosas... Eu amo bolsas. Meu marido estava comigo e até esse dia eu não havia deixado que ele me desse um presente de aniverário. Tive todas as desculpas, mas resisti mais uma vez. Pra fechar com chave de ouro, passei uma tarde na Oscar Freire. E não comprei na-di-nha. As únicas aquisições da viagem foram dois livros, um bloco e uma revista. Já enxergo o dia 30 de junho chegando mais rápido, estou realmente focada.

- Reflexão da semana

Passando pra nossa reflexão semanal, a minha fonte de inspiração veio de um texto do blog Man Repeller, chamado In Defense of Slow Fashion (O texto está em inglês). Leandra Medine, mulher maravilhosa por trás do blog, conta que começou uma profunda reflexão sobre sustentabilidade ao ter que jogar fora sua camiseta favorita, que havia sido comprada um ano antes na Zara por USD 9,90. Segundo ela, a peça não tinha condições de ser nem doada, muito menos vendida. Leandra começou a se questionar o quanto o investimento em peças baratas e de qualidade questionável contribui pra situação crítica de geração de lixo que vivemos atualmente. Além disso, começou a pensar em como seria possível construir um armário sólido.

A atenção que damos a itens básicos de qualidade, que tendem a ser menos atrativos, foi outro ponto interessante abordado. O nosso foco está sempre em itens da moda, que geralmente não são usados por muito tempo devido à qualidade das peças e à fugacidade da moda. Leandra propõe que compremos menos e usemos mais as peças que temos. Que troquemos as 1000 peças de qualidade ruim por 5 incríveis, atemporais, que atravessarão várias estações ao nosso lado. Cheguei a esse texto lendo uma entrevista que a Leandra Medine concedeu ao Petiscos. Recomendo a leitura, pois esse tema foi uma ponta do iceberg entre os muitos assuntos interessantes que foram abordados. 

Voltando ao tema, achei que o post do Man Repeller não só tem a ver com esse meu projeto, como expressa uma consciência mundial que vem crescendo. Já conversamos por aqui sobre as condições da cadeia produtiva das fast fashions e como esse modelo atual de consumo não poderá ser sustentado por muito tempo, nós não temos recursos para isso.

Nem de longe isso significa que eu ou você evitaremos a Forever 21, a Zara, a C&A ou a Riachuelo. Significa que a gente tem que aprender a escolher melhor, pra não precisar de tanta coisa. Amo essas lojas e certamente voltarei a comprar nelas quando julho chegar. Só que o hábito de analisar as etiquetas, refletir sobre como a peça se encaixaria na minha rotina (em quantas ocasiões e com quantas peças que eu já possuo ela poderia ser utilizada) e se isso tudo justifica o gasto certamente me farão migrar de uma pessoa que prezava pela quantidade, para uma pessoa que prima pela qualidade e versatilidade. 

No final das contas, essa mudança de postura vai ajudar o planeta e simplicar bastante a nossa rotina. Falando sobre excesso, para fazer a minha mala para São Paulo eu experimentei inúmeras produções. Levei em conta a previsão do tempo (que errou grosseiramente) e os lugares que visitaríamos. Fotografei cada uma delas pra escolher no máximo sete, considerando que eu iria passar três dias e duas noites na Terra da Garoa. Pra chegar nas sete, testei umas vinte combinações. E fiquei em estado de choque ao notar que após mais de sessenta dias sem repetir combinações, eu não estou nem perto do meio do caminho das possibilidades que o meu armário pode me oferecer. Deu desespero, vergonha e certeza de que estou no caminho certo.

- Looks 

- Quarta-Feira (02/03) 

trinta-e-poucos-look-de-quartaBrincos Forever 21 / Camiseta Maria Filó / Saia Zara / Top Sider Via Mia 

- Quinta-Feira (03/03) 

trinta-e-poucos-look-de-quintaBrincos Forever 21 / Camisa jeans Mixed para C&A / Saia Maria Filó / Bolsa Gucci / Sapatos Via Mia

- Sábado (05/03)

trinta-e-poucos-look-de-sabadoArgolas Forever 21 / Vestido Andrea Marques para C&A / Bracelete Acessorize / Bolsa Kate Spade NY / Sapatilhas Arezzo

- Domingo (06/03)

trinta-e-poucos-look-de-domingoÓculos Marc by Marc Jacobs / Vestido Eclectic /  Bolsa Kate Spade NY / Rasteiras Mr. Cat

trinta-e-poucos-look-de-domingo-acessoriosDetalhe dos acessórios.

- Quarta-Feira (09/03) - Look º 1

trinta-e-poucos-look-de-quarta-4
Óculos Ray Ban / Blazer Zara / Colar Forever 21 / Camiseta Mixed para C&A/ Calça American Eagle / Bolsa e lenço Longchamp / Tênis Superga

trinta-e-poucos-look-de-quarta-4-2Detalhe dos acessórios e um registro triste, perdi esse lenço na viagem.

- Quarta-Feira (09/03) - Look º 2

trinta-e-poucos-look-de-quarta-2
Camisa Leeloo / Bracelete Forever 21 / Saia Maria Filó / Bolsa Gucci

- Quinta-Feira (10/03)

trinta-e-poucos-look-de-quinta-2
Blazer Zara / Colar Eclectic / Camiseta Leeloo / Calça Mixed para C&A / Sapatos Via Mia

trinta-e-poucos-look-de-sexta
Jaqueta Old Navy / Vestido FARM / Bolsa Gucci / Sapatilhas Arezzo

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Instagram