≡
nov
2015

Na última sexta eu recebi um convite irrecusável dos meus sogros, almoço na Confeitaria Colombo e visita à Praça Mauá revitalizada. Não pensei duas vezes.

1) Confeitaria Colombo

Já tinha visitado a Confeitaria Colombo algumas vezes, mas sempre pra um lanche. Nem sabia que eles tinham mais de um ambiente na loja tradicional do Centro. Nessa visita eu descobri que o primeiro piso, chamado Bar Jardim, é o local onde são servidos os lanches e doces tradicionais da casa. No segundo piso fica o restaurantes Cristóvão, que foi onde almoçamos nessa visita.

Como era sexta-feira, a casa estava trabalhando com buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas. Começamos pelas saladas. Gente, a variedade de saladas e molhos é grande, tudo o que eu experimentei estava fresco e delicioso. Na hora dos pratos quentes, veio o grande perigo dos buffets: você quer experimentar tudo.

O meu prato fugiu das minhas escolhas habituais e teve penne com molho de lagostim, carne de porco com molho de lulas e bacalhau espiritual. Enfim, uma grande confusão. O penne estava espetacular! A carne de porco, por incrível que pareça, estava leve e deliciosa. Já o bacalhau me pareceu um pouco pesado, mas estava gostoso. Os doces são um capítulo a parte, que mesa enlouquecedora! Peguei brigadeiro, torta de brigadeiro, cheesecake de morango e pudim. #vaigordinha Gente, o tanto que cada um deles estava maravilhoso... Difícil descrever. Ah, pra fechar com chave de ouro, o expresso vem acompanhado de dois bem-casados. Fui rolando até a Praça Mauá...

A fachada da casa e uma geral do primeiro piso.

Da série pisos incríveis.

Confeitaria Colombo

Rua Gonçalves Dias, 32 / Centro - Rio de Janeiro

Tel.: 21 2505.1500

2ª a sábado – de 11:30h às 16:00h
Buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas - R$ 79,00 por pessoa
Serviço a la carte somente aos sábados.

2) Praça Mauá

Reinaugurada em 06/10, após quatro anos de obras de revitalização, a Praça Mauá ficou incrível. Um senhor cartão postal da cidade. Nela, é possível avistar a ponte Rio-Niterói + Baía de Guanabara e o Museu do Amanhã. No dia em que fomos haviam alguns food trucks, além de muito patrulhamento. Fica a torcida para que o local permaneça conservado e seguro.

3) MAR

Fui ao Museu de Arte do Rio, que fica na Praça Mauá, pela primeira vez em julho. E fiquei muito encantada com o que eu vi. O museu é dividido em dois prédios, um de arquitetura moderna e o outro de arquitetura clássica. A ligação entre eles é feita por uma passarela fechada. No sexto andar, ficam um terraço com banquinhos + uma senhora vista para fotos e o Restaurante Mauá.

Do quinto andar pra baixo, ficam as salas de exposição. As exposições atuais são:

- Rio Setecentista, quando o Rio virou capital

Visitei essa exposição nas duas vezes em que fui ao MAR. Acervo incrível!! Minha parte favorita é a exibição de um vídeo que conta a história do Barroco e do Rococó nas igrejas do Rio de Janeiro.

- Evandro Teixeira: a constituição do mundo

O fotojornalista Evandro Teixeira, com 60 anos de profissão, te leva a uma verdadeira viagem por fatos históricos como o enterro do poeta Pablo Neruda e o Golpe do Chile; por momentos cotidianos como a alegria do povo no Carnaval do Rio de Janeiro; e pela dor causada pelo abandono social de Canudos e o sertão de Vidas Secas. Seu olhar nesse momento, se assemelha ao de Sebastião Salgado. Amei!

- Kurt Klagbrunn, um fotógrafo humanista no Rio (1940 > 1960)

Amei especialmente as fotos da inauguração no Maracanã e as que mostram o glamour das mulheres em frequentavam o Jockey na época. Uma viagem no tempo.

- Tarsila e Mulheres Modernas no Rio

Eu amo a Tarsila do Amaral. Só ela já valeria a visita. Mas tem mais, muito mais coisas interessantes por lá. São 200 peças que mostram o tanto que a atuação feminina foi fundamental pra construção da nossa sociedades nos séculos 19 e 20. Além das pinturas, a exposição conta com desenhos, músicas, esculturas, instalações... É incrível!! Tem que ir.

- Ângulos da notícia: 90 anos de fotojornalismo do Globo

Essa foi a única exposição que não visitamos.

Museu de Arte do Rio

De terça a domingo, das 10h às 17h

Ingressos:

Inteira: R$ 8,00 / Meia: R$ 4,00

Para informações sobre gratuidade, clique aqui.