≡  
21
out
2015

Pra não dizer que não falei das flores... Quer dizer, pra ninguém me acusar de só falar de receitas gordas por aqui, a receita de hoje é light, saborosa e muito simples de fazer. Quem me ensinou essa receita foi a minha sogra, mestre das receitas saudáveis e práticas.

Peixe assado da sogra

Serve: 4 pessoas

Tempo de preparo: 30 minutos pra cortar e arrumar tudo no pirex

30 minutos de forno

04 filés grandes de tilápia

1 limão

Sal a gosto

1 pimentão verde

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

1 cebola grande

2 tomates médios

5 dentes de alho

5 batatas médias

Azeite

1 - Corte o limão ao meio e esprema em cima dos filés.

2 - Tempere com sal a gosto e reserve.

3 - Corte as batatas em rodelas e coloque pra cozinhar.

4 - Corte os tomates, os pimentões e a cebola em rodelas. Descasque o alho.

5 - O ponto da batata poderá ser checado enfiando um garfo em uma delas. Se ele entrou, está na hora de desligar o fogo e escorrer as batatas.

6 - Pegue um pirex grande de vidro, regue com azeite e coloque as rodelas de batata cozida lado a lado, cobrindo todo o fundo. Posicione os filés, um ao lado do outro. Espalhe os pimentões, os tomates, os dentes de alho e as rodelas de cebola por cima do peixe. Regue com mais azeite.

7 - Cubra o pirex com papel alumínio e leve ao forno na temperatura de 180°, por cerca de 30 minutos. Quando o peixe completar 20 minutos no forno, recomendo que você verifique o ponto de cozimento dele e dos legumes. Espete o garfo no peixe e veja se ele abre com facilidade. Se isso acontecer e ele tiver perdido o tom rosado, ficado mais branco, está pronto. Ah, os legumes tem que estar mais moles, macios.

 

Duas dicas extras:

1 - Eu tomo cuidado pra não cozinhar demais a batata. Tiro do fogo quando o garfo começa a entrar com dificuldade. Como ela ainda vai ao forno e o peixe forma um caldo, ela acaba cozinhando mais. Dessa forma, ela não ficará muito mole.

2 - Eu procuro não ter batata e arroz no prato, acho que fica pesado. Sendo assim, quando estou com vontade de comer arroz, eu não uso batata na preparação desse prato. Mas é uma opinião. Com arroz e batata também fica gostoso.

Querem ver mais receitas como essa por aqui? Deixem sugestões nos comentários!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Instagram