≡  
29
set
2015

Sim, você leu certo, eu nunca soube fazer estrogonofe. Sempre achei que a forma correta de preparo era refogar a carne na cebola e no alho, acrescentar creme de leite e molho de tomate. Só que nunca ficava bom. Sabe essa mania que a gente tem de fazer receitas simples sem receita? Então, os muitos programas de culinária que eu amo me fizeram perder. Agora eu uso receita até pra ovo frito. É, eu também não sabia fazer ovo frito...

A maioria das receitas que eu tenho feito são do livro Panelinha. Só que essa eu testei antes de comprá-lo, baseada em uma receita do site Panelinha. E, sim, as receitas são diferentes. No site você começa refogando a cebola, no livro você começa dourando a carne. Como em time que está ganhando não se mexe, segue a receita do site:

Autor: Site Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum

Serve: 4 pessoas

Ingredientes:

600 g de filé mignon limpo

250 g de champignon (em conserva)

1 cebola grande picada

1 alho picado

250 ml de creme de leite fresco

1 colheres (sopa) de extrato de tomate

1 colheres (sopa) de catchup

1 colheres (sopa) de molho inglês

1 colheres (sopa) de conhaque

Azeite de oliva a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Corte o filé mignon em vários bifes finos. Corte cada bife em tiras de 4 cm aproximadamente. Coloque numa tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino.

2. Separe todos os outros ingredientes da receita. Sobre uma tábua, pique a cebola e os dentes de alho. Corte os champignons em fatias.

3. Num recipiente, coloque o extrato de tomate, o catchup, o creme de leite e o molho inglês. Misture muito bem. Reserve.

4. Numa panela grande, coloque um pouco de azeite e leve ao fogo baixo para esquentar. Acrescente a cebola picada e refogue por 2 minutos. Junte o alho picado e refogue por mais 1 minuto.

5. Retire toda a cebola da panela, com uma escumadeira e reserve.

6. Acrescente mais azeite na panela e aumente o fogo. Junte um pouco da carne picada e espere dourar. Mexa um pouco para dourar todos os lados.

7. Retire a carne da panela, coloque mais um pouco de azeite e junte as tirinhas de carne restantes. Se você colocar toda a carne de uma só vez, a carne esfriará a panela e irá cozinhar no próprio líquido, deixando-a dura.

8. Coloque toda a carne, a cebola e o alho na panela. Junte o champignon e o creme reservado. Cozinhe por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o conhaque e cozinhe por mais 1 minuto.

9. Verifique os temperos e sirva imediatamente.

Dessa vez eu não usei nenhum vídeo de apoio, a receita é muito fácil.

Tempo de preparo da vida real: 40 minutos

Nível de dificuldade: 0.

Link para a receita: Clique aqui.

Observações que eu acrescentaria na receita original:

1) Eu adoraria que toda receita com carne desse todas as opções de tipos de carne que podem ser usados. Só que geralmente não rola. No caso dessa receita, o ideal é que você use filé mignon ou alcatra.

2) Olha, eu colocaria em negrito a parte que recomenda que você doure a carne aos poucos, pra que ela não endureça. Isso fez toda a diferença.

3) Eu achei que a carne não ficaria bem temperada, por não ter sido refogada na cebola e no alho. Eu estava enganada, ficou perfeita!

4) Eu sempre dobro a receita do molho. Acho que seguindo a receita fica meio seco.

Ah, não podemos deixar de falar sobre o acompanhamento. Tô tentando dar uma maneirada no carboidrato aqui em casa. Por isso, dei uma abandonada no arroz, mesmo que integral. Não sou fã de batata palha e evito fritura. Como faz, então? Bom, eu resolvi testar uma batata que eu comia num restaurante que fica ao lado da empresa em que eu trabalhava. Como é outra receita absurdamente fácil, resolvi colocar como bônus nesse nosso papo sobre estrogonofe:

Autor: Livro Panelinha - Receitas que Funcionam

(Lobo, Rita; Editora Senac; 400 páginas)

Tempo de preparo: 1h20min

Serve: 4 pessoas

Ingredientes:

1,5kg de batata calabresa

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Alecrim

Modo de Preparo:

1) Lave as batatas sob água corrente, de preferência com uma escovinha, transfira para uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Misture uma colher (sopa) de sal e, quando começar a ferver, conte apenas 6 minutos.

2) Enquanto as batatinhas cozinham, preaqueça o forno a 180º (temperatura média). Escorra a água e coloque as batatinhas numa assadeira. Regue com azeite, generosamente, e tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 40 minutos.

3) Retire do forno, salpique com folhas de alecrim fresco, misture com uma espátula e volte por mais de 20 minutos ou até que as batatas estejam bem douradinhas. Sirva em seguida.

Nível de dificuldade: 0.

Observações que eu acrescentaria na receita original:

1) Sempre comprava alecrim fresco, mas como não faço essa receita com frequência, acabava estragando. Optei pelo seco. Só que na hora de salpicar em cima das batatas, eu vou esfregando o alecrim seco em cima delas. Achei o resultado bem parecido.

Achei que combinou muito! Alguém tem mais alguma sugestão de acompanhamento pra estrogonofe? Dicas aqui nos comentários, por favor!!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Instagram