≡
set
2015

Fiz dois anos de casada no último dia 07 e comemorei em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro. Como eu só havia visitado a cidade quando era muito pequena (não lembrava de nada) e o meu marido nunca tinha ido, achamos que seria um lugar bacana pra aproveitar em dois dias. Ficamos num hotel maravilhoso, o Solar do Império (vai ter post sobre ele), que fica bem no centro, próximo a todas as principais atrações da cidade.

Vou soltar um spoiler no começo do post, adoramos Petrópolis. A cidade cuida muito bem de seus prédios históricos, é muito limpa e pareceu muito segura. A temperatura por lá estava na casa dos 12°C, friozinho perfeito pra comer bem e tomar vinho (também vou fazer um post sobre os dois restaurantes que visitamos). Além da comilança e do vinho, fizemos os principais programas turísticos da região:

1 – Catedral São Pedro de Alcântara

Essa Catedral é deslumbrante, no nível de algumas europeias. Inaugurada em 1929, sua arquitetura tem inspiração gótica. O local ainda conta com um mausoléu, onde estão os restos mortais de D. Pedro II, da imperatriz Teresa Cristina, da princesa Isabel e de seu marido, o Conde D’Eu.

Onde fica: Rua São Pedro Alcântara, 60 - Centro, Petrópolis - RJ, 25685-30

2 – Museu Imperial

Principal ponto turístico de Petrópolis, o museu conta com o acervo da época do Brasil Império mais relevante do país. Pinturas, móveis, louças, esculturas te farão viajar no tempo para ver os costumes dos nobres portugueses no Brasil. Visitamos esse local no dia 06/09, domingo. Foram cerca de quarenta minutos de espera, entre as filas da bilheteria e para entrar no museu. Achamos o atendimento muito bem organizado. Não é permitido fotografar no interior do museu. Bolsas grandes, mochilas, guarda-chuvas deverão ser deixados em um guardador que fica na entrada. Para proteção do piso, todos os visitantes têm que usar pantufas (você calça de sapato mesmo). Todo o acervo está muito bem conservado. O valor do ingresso é barato pro que é oferecido, o programa é imperdível!

Onde fica: Rua da Imperatriz, 220 - Centro, Petrópolis - RJ, 25610-320
Tel: (24) 2233-0300

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h às 17h30

Ingressos:  Inteira - R$10,00 / Meia - R$5,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

3 – Tour da fábrica da Cervejaria Bohemia

Fui fazer esse tour bem animada, eu realmente achei que seria interessante. Na minha modesta opinião, foi um saco. Quase morri de tédio. O tour conta a história da cerveja e detalhes do processo de fabricação. A estrutura do local é muito legal, com várias atrações interativas. O problema foi o conteúdo, chato. Deve ser muito interessante para os amantes da bebida. Eu até bebo, mas não é o meu caso. As melhores partes foram as degustações, uma de chope e a outra da nova cerveja da marca, a Jabutipa, uma cerveja amarga e doce ao mesmo tempo. Fizemos o tour em cerca de uma hora. Se você ama o assunto, vai levar pelo menos uma hora e meia. Vale pra fazer o parceiro feliz.

Onde fica: R. Alfredo Pachá - Centro, Petrópolis – RJ

Inteira – R$ 27,00

Meia-entrada - R$ 13,50

4 – Casa de Santos Dumont

A casa desse gênio brasileiro não é encantadora por acaso, ela fica no Morro dos Encantados e parece saída de um filme. Foi fascinante ver a simplicidade da rotina do aviador, a casa é bem pequena e cada cantinho foi muito bem aproveitado, muitos espaços são multifuncionais. Bancada que vira cama, mesa de trabalho / jantar. O local é muitíssimo bem conservada. Atenção para duas invenções incríveis: a escada com degraus em forma de raquete, que só dá pra subir ou descer começando com o pé direito e o chuveiro, que misturava águas quente e fria, para que caísse morna. Ah, não deixe de assistir ao filme, com duração aproximada de 12 minutos, que conta a história de vida desse homem incrível. Programa obrigatório!!

Onde fica: Rua do Encanto, 22 - Jacintinho, Petrópolis - RJ, 25685-081
Tel: (24) 2247-5222

Visitação: terça a domingo de 9h às 17h30 (bilheteria até as 17h).  Visita guiada.
Ingressos: R$8,00 (inteira) / R$4,00 (meia entrada). Crianças com até 7 anos e adultos maiores de 65 anos têm entrada franca garantida, bem como pessoas com necessidades especiais e/ou mobilidade reduzida e um acompanhante.

5 – Palácio de Cristal

A estrutura do Castelo de Cristal foi encomendada a uma fundição francesa pelo Conde D'Eu e ele foi inaugurado em 1884. A ideia original era que o local servisse de sede para exposições de produtos agrícolas e pássaros da região. Atualmente, o local recebe eventos culturais e exposições diversas. No dia em que nós fomos, por exemplo, o local estava sediando um evento de cultura italiana chamado Serra Serrata, com danças, artesanato e comidas típicas. Olha, o local é bem bonito, vale para tirar fotos. Somente isso. Dá pra fazer esse passeio antes ou depois do tour da fábrica da Bohemia, já que os dois locais ficam na mesma rua. Reserve quinze minutos para esse passeio. Como choveu nos dois dias em que estivemos em Petrópolis, poças enormes e muita lama atrapalhavam a visita ao local.

Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/nº - Centro
Telefone: (24) 2247-3721.
Visitação guiada: terça a domingo, de 09h às 18h. Entrada franca. Apresentações de danças folclóricas alemãs, aos sábados, a partir de 15h.