≡  
22
set
2015

Meu marido fez aniversário no último sábado e, na minha família, nós temos o hábito de cantar parabéns à meia-noite. Resolvi fazer uma musse de chocolate surpresa, sobremesa ideal pro calorão que estava fazendo no Rio. Já havia feito essa receita pra um almoço entre amigos e todo mundo adorou, ela é muito leve.

Ah, essa é mais uma receita do meu site / livro do coração, o Panelinha:

Serve: 6 pessoas

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo
100 g / 1/2 tablete de manteiga
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de café ou água
1/2 colher (sopa) de conhaque

Modo de Preparo

1. Separe as claras das gemas.

2. Numa tábua, pique grosso o chocolate.

3. Numa panela pequena, coloque o chocolate, a manteiga e o café. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e reserve.

4. Na tigela maior da batedeira, junte o açúcar e as gemas e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido e bata bem. Acrescente o conhaque e bata mais um pouco.

5. Lave e seque bem as pás da batedeira. Na tigela menor, coloque as claras e bata até o ponto neve. Incorpore 1/3 das claras em neve à mistura de chocolate e mexa bem. Incorpore o restante das claras delicadamente, porém sem demora.

6. Transfira a musse para taças individuais ou para uma tigela grande e leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Sirva gelada.

Como sempre, fui atrás de um vídeo de apoio, pra ter certeza do ponto da clara e das gemas. Essa receita tem o no livro Panelinha, mas não acho a descrição do ponto muito boa. Eis que o próprio Panelinha fez um vídeo incrível, que você pode assistir clicando aqui. Olha, depois desse vídeo, não tem erro!! A receita é muito fácil de fazer. Não animei de colocar café. No vídeo, a Rita Lobo fala que ele pode ser substituído por água e funcionou muito!!

Tempo de preparo da vida real: 20  a 30 minutos pra fazer a musse

6 horas de geladeira

Nível de dificuldade: 0. Assistindo ao vídeo, é impossível errar o ponto das gemas e da clara, parte mais difícil.

Link para a receita: Clique aqui.

Observações que eu acrescentaria na receita original:

1) É importante que o chocolate seja meio amargo. Como na hora de bater as gemas você terá que acrescentar as colheres de açúcar, se o chocolate for muito doce, corre o risco da receita ficar enjoativa.

2) As seis horas de geladeira fazem toda a diferença. Na primeira vez que eu fiz a receita, só tive quatro horas pra deixar gelar e não ficou na consistência ideal. Se você é como eu e não aguenta esperar, faça na noite anterior.

3) A receita rende as seis porções (generosas) que promete. Na foto só tem quatro porque essa musse era só pra nós dois, então, eu peguei o nosso maior pote de sobremesa e caprichei. É aquele velho pensamento de gordinha: "É bom, acaba mais rápido". Hahahahahahaha

Curtiu a receita? Gosta desse tipo de post? Comenta aqui embaixo, vai!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Instagram