≡  
14
set
2015

Uma das coisas que eu mais estou curtindo fazer é testar receitas. Acho que o vício em programas de TV sobre gastronomia deve estar fazendo efeito, já que a maioria delas tem dado certo. Aí, pensa comigo, noite de sexta-feira de chuva no Rio de Janeiro. O vinho já era inevitável. O marido sugeriu um sanduíche... De quê? Lembrei do post da confeitaria Malvón, que publiquei essa semana, e resolvi fazer um Croque Monsieur.

Fui caçar uma receita no meu site do coração, o Panelinha, e achei essa aqui:

Para 1 pessoa

Ingredientes:
2 fatias de pão de forma
100g de molho bechamel
1 fatia de presunto cozido
1 fatia de queijo gruyere ou tipo suiço
50g de queijo tipo suiço ralado

Modo de preparo:
Tostar o pão de forma de um só lado. No lado branco, passar molho bechamel e colocar uma fatia de presunto cozido e uma fatia de queijo gruyere. Cobrir com molho bechamel e queijo suiço ralado. Gratinar no forno a 180º por 10 min.

- Molho bechamel

Ingredientes:
30g de manteiga
30g de farinha de trigo
375ml de leite
noz moscada
sal
pimenta

Modo de preparo:
Derreter a manteiga e acrescentar a farinha de trigo. Deixar cozinhar por 5 minutos, misturando sempre. Adicionar o leite fervendo, deixar cozinhar até engrossar. Temperar com sal, pimenta e noz moscada.

Só que, até ontem, eu nunca tinha conseguido fazer um molho branco na vida. Ficava sempre uma caca. Só que o milagre aconteceu, consegui!! A diferença dessa receita de molho branco, pras outras que eu já vi é o leite, que é acrescentado fervendo. Ele dissolve o empelotado criado pela mistura de manteiga derretida com a farinha de trigo. Não deixe de colocar noz moscada. Mas vá com calma, coloque aos poucos e vá experimentando. Ela com certeza é a graça do molho, mas como tem um sabor muito forte, se você exagerar, pode estragar a receita.

O site Panelinha diz que a receita é pra uma pessoa, só que dá pra dois sanduíches tranquilamente. Como a ideia era fazer três sanduíches, dobrei a receita do molho e sobrou. Antes de preparar a receita, dei uma pesquisada em vídeos, pra ter uma ideia da consistência que o molho deveria ter. Acabei encontrando esse vídeo do Claude Troisgros. Ele me fez colocar três fatias de presunto em cada sanduíche. Uma, como recomenda a receita, é pouco, não fica tão saboroso. O queijo que eu usei pro recheio foi o gruyere e o ralado que finaliza o sanduíche foi parmesão. 

Achei 10 minutos pouco para gratinar. Coloquei o forno na temperatura indicada e não rolou. Aumentei a temperatura pra 250º e ainda assim ficou uns bons 20 minutos. Mas é aquilo, varia de forno pra forno. Tem que colocar e ficar vigiando pra não passar.

Tempo de preparo da vida real: 20 minutos pra fazer o molho e montar

20 minutos de forno pra gratinar

Nível de dificuldade: 3 (toda a dificuldade tá no molho, o resto é muito fácil)

Link para a receita: Clique aqui.

Observações que eu acrescentaria na receita original:

1) Colocar pelo menos três fatia de presunto em cada sanduiche. Para fazer três, nós usamos umas 180g.

2) A temperatura e o tempo variam de forno pra forno. É importante ficar de olho, pra sentir o tempo ideal para o seu.

Resultado: Ficou sensacional!!! Óbvio que não é um sanduíche pra comer todo dia, mas ficou perfeito com vinho na nossa sexta-feira chuvosa. Ah, meu marido quis dois e não aguentou comer. Molho branco dá sensação de saciedade muito rápido. Como o molho já vai estar pronto, monta um, come e aí monte outro, caso ainda esteja com fome. Ou faça como a gente, e coma o que sobrou no café da manhã do dia seguinte.

E ai, vocês curtem esse tipo de post? Comenta aqui!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Instagram