≡  
04
maio
2015

Esse livro foi uma das aquisições da viagem que eu fiz para São Paulo. Entrei na Saraiva do Iguatemi, amei a capa, dei uma lida na orelha e levei pra casa. Estava no meio da leitura de outro livro que não consigo terminar. Sabe quando não anda?  Olhei para esse livro numa pilha de livros que aguardam a sua vez e apliquei um fura-fila. E valeu a aposta. Foram necessários seis dias para que eu devorasse as suas 247 páginas.

O livro #GIRLBOSS (Editora Seoman, 247 páginas, 2015) conta a história de Sophia Amoruso, criadora do e-commerce Nasty Gal (para conhecer, clique aqui), avaliado atualmente em cem milhões de dólares. E por não ser uma história de uma garota prodígio, que estudou no melhor colégio, cursou a melhor faculdade e alcançou um sucesso previsível, esse livro me encantou. Sophia viu os pais decretarem falência, saiu de casa para aprender a se virar, não cursou faculdade e tinha o hábito de furtar coisas. Até que um dia precisou de um emprego formal, que oferecesse seguro-saúde, pois precisava tratar uma hérnia. O emprego em questão era checar RGs na porta de uma escola de artes. E o tempo ocioso que esse trabalho oferecia, permitiu que Sophia criasse uma loja no eBay para revender roupas que garimpava em brechós. O diferencial dela era o cuidado com a produção das fotos, com a criação das legendas e o tratamento dedicado aos clientes. Essa lojinha do eBay se tornou uma empresa chamada Nasty Gal, que emprega atualmente 350 pessoas.

As ilustrações são um capítulo a parte, lindas!! Essa imagem acima foi direto para a minha cortiça! Apesar da sensação de já vi esse conselho em algum lugar ser frequente, a história inspiradora de Sophia e o tom encorajador com que ela incentiva as leitoras a encontrarem trabalhos que sejam desafiadores, que as permitam utilizar seus pontos fortes e as façam sentir realizadas, como ponto de partida para o sucesso, valem a leitura. Suas histórias são intercaladas com perfis de mulheres que são bem sucedidas trabalhando naquilo que amam, como a blogueira Leandra Medine, autora do manrepeller.com.

 Alguns conselhos de Sophia:

- O dinheiro fica melhor no banco do que nos seus pés. (Ilustração nº1)

- Trate a sua mente como trata o seu dinheiro: Não desperdice. (Ilustração nº2)

- Você tem que estar disposta a tolerar alguma coisa de que não goste, pelo menos por um tempo.

-  Os empregos sofríveis deram sentido aos bons.

- Não gaste mais dinheiro do que você tem.

- Não aumente  os seus gastos assim que a sua renda aumentar.

- Mantenha-se sempre cercada de pessoas boas que sejam engajadas, honestas e confiantes. Não há tempo para perdedores.

Apesar da capa, que parece inspirada em um CD das Spice Girls; do título, que com certeza já foi usado pela Beyonce em alguma música; o livro é uma forma leve e divertida de repensar a sua trajetória profissional. Existem milhares de histórias de sucesso de pessoas que seguiram a fórmula tradicional (faculdade, pós-graduações...). É sempre bom ver que não existe uma receita única e que as possiblidades e caminhos para o sucesso profissional no mundo de hoje são infinitas.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Instagram