≡  
24
fev
2015

Eu sempre amei fotografia, essa mágica de eternizar momentos. A evolução tecnológica nos proporcionou, entre muitas outras facilidades, máquinas digitais e telefones celulares com câmera e a gente não precisou mais se preocupar com 24 ou 36 poses. Mais do que isso, a gente passou a poder conferir o resultado de cada clique imediatamente. Resultado, as crianças de um ano têm mais fotos do que eu tenho da minha infância inteira hoje em dia. O lado bom é que a fotografia passou a fazer parte da rotina diária de muitas pessoas. O ruim é que perdemos o hábito de revelar fotos. Até porque, se formos revelar todas as fotos que tiramos, não teremos onde guardá-las.

Um dia, visitando um casal de amigos (Alô, Cibeli e Fernando!), recebi uma dica que resolveu os meus problemas relativos à revelação de fotos, os Fotolivros da Nicephotos (www.nicephotos.com.br). O site oferece diversos tamanhos de álbuns. As capas podem ser em papel texturizado com janela ou personalizadas e as páginas são impressas em papel couchê 170. O número de páginas pode variar de 23 a 43, você escolhe. Eles ainda oferecem temas diversos, passando por casamento, festas e viagens.

Eu optei por fazer os meus da maneira mais personalizável possível. A partir do tema que você escolher, o site vai te oferecer diversos tipos de estampas e cores para as páginas. E ainda é possível selecionar molduras, adesivos e quantas fotos você deseja colocar em cada página. A partir do número escolhido, você terá diversas opções para disposição das fotos nas páginas.

O prazo padrão oferecido pelo site é de 30 dias para a montagem, a partir da data da compra do Fotolivro. Parece muito tempo, mas em tempos de rotina corrida, não é. Por isso, depois de montar o meu primeiro álbum, criei um processo que facilitou o trabalho. Sempre opto pelos álbuns retangulares grandes, com o número máximo de páginas oferecido pelo site para esse tamanho de álbum, 43. A experiência me mostrou que para esse modelo, umas 250 fotos são o máximo que eu vou utilizar. Acredito que, na maioria dos casos, até 04 fotos por página é o ideal, as fotos ficam muito pequenas quando você coloca mais do que isso. Terminada a seleção das fotos, faço o upload para o site, já que o Fotolivro será montado direto nele. Após o upload, as fotos serão salvas em um projeto, que poderá ser alterado e salvo quantas vezes você quiser.

Dica: Salvo as fotos que eu pretendo utilizar em uma pasta no meu desktop, e faço o upload de umas 30 de cada vez. Já tentei fazer de todas, mas o site trava e você é obrigado a recomeçar o processo.

Após a conclusão do upload, escolho a foto mais bonita do evento para a capa e vou selecionando quantas fotos colocarei em cada página. Como montar um álbum é como contar uma história, vou escolhendo baseado na quantidade de fotos que cada atração da viagem ou momento da festa rendeu. Finalizada a diagramação das fotos, retorno ao início do álbum, selecionando os fundos de cada página e escrevendo as legendas. Usando esse sistema, eu levo umas 3 horas para montar o álbum. Isso sem contar o tempo que eu levo para selecionar as fotos, que varia de acordo com a quantidade total.

O preço médio de cada Fotolivro gira em torno de R$ 70,00 (em alguns paguei um pouco mais, em outros, um pouco menos). Comprei todos os meus na promoção (o site tem promoções mensais, vale a pena esperar), o preço original é mais ou menos o dobro do que eu costumo pagar. Quando você terminar a montagem do seu fotolivro, revise e siga para a tela de pagamento. Como eu geralmente opto por planos pré pagos, nessa etapa eu pago apenas pelo frete, que custa R$ 9,50 para a minha casa. O prazo de entrega é de 9 dias úteis (para pedidos feitos até às 16h), mas eu sempre recebi os meus em até 4 dias úteis.

Mais alguns detalhes dos meus álbuns:

Pra finalizar, colo um envelope para guardar as lembrancinhas da viagem. Adoro guardar ingressos especiais e folhetos de atrações que curtimos.

Como os álbuns são muito finos e leves, são superfáceis de guardar e transportar. Fora que é uma forma muito legal de mostrar pros amigos, sem obrigá-los a ver as milhares de fotos que você tirou.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Instagram